A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) começou no mês de junho a sinalizar a balneabilidade das águas sergipanas. Começando pelas praias aracajuanas de Atalaia, aruana e Sarney, serão colocadas placas indicativas da qualidade da água em mais 30 praias de água doce e salgada no estado de Sergipe.
A balneabilidade é a capaciade que o local tem de possibilitar o banho e a prática de esportes em suas águas e ela é determinada através de análises que quantificam os coliformes fecais das águas. A balneabilidade é verificada quinzenalmente em Aracaju e mensalmente no interior do estado.
De acordo com Genival Nunes, presidente da Adema, “a ação de sinalizar balneabilidade com placas da Adema e Secretaria do Estado do Meio Ambiente será otimizada em todas as praias e lagoas e terá acompanhamento semanal”. No portal da Adema o monitoramento das praias de água doce e salgada e das lagoas da Orla de Atalaia é divulgado com freqüência mensal ou semanal.
Autarquia Especial
No último dia 26, a Adema, através de um projeto de lei, tornou-se Autarquia Especial. Para o presidente da Autarquia, Genival Nunes, “essa decisão corrige um erro histórico, a transformação da ADEMA em autarquia especial eleva a auto-estima dos nossos funcionários que não entendiam como o estado havia relegado o meio ambiente para segundo plano.”
Transformada em autarquia especial, a Adema ganha maior flexibilidade na aplicação de recursos, ampliação do quadro de profissionais, cria uma gerencia de informática e geoprocessamento e mais eficiência e rapidez no atendimento e na emissão de licenças ambientais.
Por Yasmin Barreto
Foto: Portal da Adema